Fale pelo nosso WhatsApp
ENVIAR

Consegue perceber a diferença e o poder da pontuação?

16/02/2021 - 08:39

Não quero ser o politicamente correto, a super Nanny da correção ortográfica online. Mas, provavelmente você já se deparou com textos nas redes sociais sem nenhuma pontuação e com erro de ortografia e gastou mais tempo traduzindo do que lendo, certo? E ao final ainda não entendeu nada!

Pois é, todo mundo já se deparou com isso. E olha, ninguém é obrigado a saber todas as regras da língua portuguesa, mas conhecer as básicas não te deixará passar vergonha nas redes, meu povo.

Nessa perspectiva, faz-se necessário que os textos sejam o mais claro possíveis, emitindo, assim, credibilidade à página. Está muito frequente, principalmente nos conteúdos patrocinados, pessoas oferecendo um curso ou serviço para melhorar e/ou facilitar sua vida com textos sem nenhuma pontuação ou até mesmo sem coesão ou coerência textual.

Aí meu amigo e minha amiga, a credibilidade vai lá no chão e ainda surgem perguntas do tipo “Como essa pessoa quer me ensinar uma habilidade ou um conhecimento se nem escrever direito sabe?”, “Essa turma do arrasta pra cima está passando dos limites!”, e por aí vai. A imagem das páginas nas redes sociais também passa por uma comunicação escrita clara, objetiva e, se possível – dependendo da área, é claro – divertida.

Observem bem o quanto a pontuação é determinante numa frase. É a partir da pontuação que conseguimos exprimir o sentido daquilo que é comunicado. Por exemplo, na frase que segue a posição da vírgula muda totalmente o sentido. Veja:

“Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura.”

Se você for homem, provavelmente colocaria a vírgula depois de tem.

Se você for mulher, provavelmente colocaria a vírgula depois de mulher.

 

E nada de palavras rebuscadas. Foque em uma linguagem clara. “Errrarrr é Umanúh”, mas não exagera, tá!

Dá uma passada na minha página pessoal e no nosso blog. Temos diversos posts que irão te ajudar a fazer copys com mais engajamento.  

Autor: Professor Netinho.